FANDOM

Londres 2012
Olimpíadas 2012 Logotipo
Logotipo oficial.
Informações Básicas
Países Participantes 204
Data 27 de Julho - 12 de Agosto
Atletas Expectativa de 10.500
Slogan Inspire a Generation (inglês para "Inspirando uma Geração")
Eventos 302
Esportes 26
Abertura Oficial Rainha Elizabeth II
Juramento do Atleta Sarah Stevenson
Juramento do Árbitro Mik Basi
Tocha Olímpica Callum Airlie

Jordan Duckitt

Desiree Henry

Katie Kirk

Cameron MacRitchie

Aidan Reynolds

Adelle Tracey

e Austin Playfoot (após o reposicionamento da pira no Estádio)

Cronologia
Olimpíada Anterior Pequim 2008
Próxima Olimpíada Rio 2016

Os Londres 2012 (que têm como nome oficial Jogos da XXX Olimpíada) foram os mais recentes Jogos Olímpicos e aconteceram em Londres (Reino Unido) de 27 de julho a 12 de agosto de 2012. Mais para frente, de 29 de agosto a 9 de setembro foram realizados também em Londres os Jogos Paralímpicos de Verão de 2012.

Essa competição ficou na história, porque fez com que Londres fosse a primeira cidade a sediar 3 Olimpíadas na Era Moderna, as outras sendo em 1908 e [Jogos Olímpicos de Verão de 1948|1948]].

Processo de candidatura Editar

As cidades candidatas tinham até 15 de julho de 2003 para apresentar suas candidaturas. As cidades eram Havana, Istambul, Leipzig, Madrid, Moscou, Nova Iorque, Paris, e Rio de Janeiro.

Em 18 de maio de 2004, o Comitê Olímpico Internacional (COI), reduziu o número de cidades postulantes para cinco que evoluíram para candidatas: Londres, Madri, Moscou, Nova Iorque e Paris.

Em 19 de novembro de 2004, o COI recebeu os livros de candidatura das cinco candidatas e enviou uma equipe de avaliação que visitou as cinco cidades candidatas durante Fevereiro e Março de 2005. A candidatura de Paris levou duas advertências durante a visita: uma série de greves e manifestações coincidindo com a visita e de que havia uma investigação aberta sobre Guy Drut, um dos principais membros da equipe parisiense e membro do COI, que estava sendo acusado de receber propina.

Em 6 de Junho de 2005, o COI divulgou o relatório final das cinco cidades candidatas. Embora esses relatórios não contivessem qualquer pontuação ou classificação, o relatório de Paris foi considerado o melhor, seguido pelo de Londres, cuja nota tinha diminuído, em relação à primeira avaliação, em 2004. Outras duas candidatas Nova Iorque e Madri obtiveram também uma avaliação muito positiva em seus relatórios.

As cinco cidades foram visitadas por delegados do COI, que avaliaram itens como segurança, saúde, transporte, serviços de hotelaria e infraestrutura.

Na 1ª rodada, Londres fez 22 pontos, Paris, 21, Madrid, 20, Nova Iorque, 19, e Moscou, 16. Na 2ª rodada, Londres fez 27 pontos, Paris, 25, Madrid, 22, e Nova Iorque, 16. Na 3ª rodada, Londres fez 39 pontos, Paris, 33, e Madrid, 31. Na 4ª e última rodada, Londres fez 54 pontos, e Paris, 50.